Título
Título

Prof. Dr. Júlio César M. Santos Jr.
Professor Associado de Cirurgia - Livre-docente Proctologia USP

CURRÍCULO
1. Ingressou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), em 1966.
2. Graduou-se em Ciências Biológicas (Modalidade Médica), na Especialidade de Patologia Geral, em 1969. Ficou no Departamento de Patologia da FMRP-USP, onde iniciou a Residência Médica, até abril de 1974.
3. Iniciou, em 1971, o Curso de Pós-graduação, nível Mestrado e em 1973, tornou-se Mestre em Ciências (área de Morfologia Humana e Biologia Celular), pelo Departamento de Anatomia e Morfologia Humanas da FMRP-USP.
4. Médico, graduado pela FMRP-USP, em 1973.
5. Cirurgião Geral (Residência Médica em Cirurgia Geral), no Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia (DCOT) da FMRP-USP, de 1974 a 1976.
6. Em 1975, com título de Mestre em Ciências foi contratado pela Universidade de São Paulo, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, com Professor Assistente no Departamento de Cirurgia da FMRP-USP, junto à disciplina de Proctologia.
8. Continuou o Curso de Pós-graduação, no Departamento de Cirurgia e, em 1977, tornou-se Doutor em Medicina (área de Cirurgia Geral), após defesa de Tese no DCOT da FMRP-USP.
9. Foi Preceptor dos Médicos Residentes de Cirurgia Geral do DCOT ( FMRP-USP), durante 5 anos (1978-1983).
10. Foi Assistente Honorário de Proctologia do Saint Mark's Hospital (Londres), 1985.
11. Titular da Sociedade Brasileira de Proctologia.
12. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
13. Membro da "Panamerican Trauma Society", 1992.
14. Cirurgião do Trauma "American College of Surgeons", 1994.
15. Instrutor do Curso A.T.L.S. ("Advanced Trauma Life Support"), desde 1995, licenciado pelo "American College of Surgeons".
16. Foi Diretor e Coordenador do Curso A.T.L.S., em 2002 e 2003.
17. Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, 1995.
18. Professor Livre Docente de Proctologia do DCOT, FMRP-USP, até novembro/1997
19. Professor Associado de Cirurgia do DCOT, FMRP-USP, até novembro/1997
20. Professor Adjunto - Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, até março de 2003
21. Vice-mestre do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Regional Vale do Paraíba), 19996-97;1997-98.
22 Dedica-se à Clínica e à Cirurgia do Aparelho Digestivo e, nessa especialidade, trabalhou durante 20 anos no DCOT da FMRP-USP ensinando, pesquisando e dando assistência médico-cirúrgica à comunidade.
23. Dedica-se à Cirurgia do Trauma e de Urgência. Nessa especialidade trabalhou durante 20 anos como Cirurgião Geral, chefe de equipe, em plantões na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP e, atualmente, leciona na Universidade de Mogi das Cruzes.
24. Dedica-se à COLO-PROCTOLOGIA Clínica e Cirúrgica, de adultos e crianças, e fez sua carreira acadêmica na Disciplina de Colo-Proctologia do DCOT da FMRP-USP, onde ingressou em 1975 como Médico Residente e, em seguida, Professor Assistente. Foi o segundo docente, na história da Disciplina, a ascender à categoria de Professor Associado e adquirir, após concurso público, o Título Universitário de Professor Livre Docente.
25. Dedica-se à Endoscopia Digestiva. Organizou e foi, durante 15 anos, responsável pelo setor de Coloscopia da Seção de Endoscopia do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, onde ensinou alunos, médicos, pós-graduados e realizou exames para diagnóstico e terapêutica das doenças do intestino grosso. Foi um dos criadores e co-responsável pelo Serviço de Vídeo-endoscopia Digestiva do Hospital Maternidade Frei Galvão de Guaratinguetá.
26. Foi médico-cirurgião no Pronto-socorro da Secretaria Municipal da Saúde de Guaratinguetá e atualmente é responsável de ambulatório de coloproctologia para atendimento SUS, na Santa Casa de Misericordia de Guaratinguetá.
27. Foi um dos idealizadores do Instituto de Medicina  e trabalhou para a vinda do C.B.C. para essa cidade.
28. É médico e cirurgião do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital e Maternidade Frei Galvão de Guaratinguetá, foi médico emergencista da Secretaria Municipal da Saúde de São José dos Campos e do Pronto-Socorro Municipal de Guaratinguetá.
29. Foi membro da Comissão de Ética da Secretaria Municipal da Saúde de São José dos Campos.
30. Tem registro de qualificação de Especialista em Proctologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
31. Tem registro de qualificação de Especialista em Endoscopia Digestiva pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
32. Tem registro de qualificação de Especialista em Cirurgia Geral pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
33. Sócio Fundador da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPECI)

O Portal da Saúde - Todos os direitos Reservados - 2011
email: instmed@provale.com.br
(12) 3125-5470