Serviços
  

Pediatria - Neonatologia

 

PEDIATRIA

 

A Pediatria é um amplo ramo da Medicina Humana que trata da saúde do lactente, da criança e do adolescente - seu crescimento e desenvolvimento e sua oportunidade para o pleno amadurecimento como adulto. A responsabilidade do progresso físico, mental e emocional daquele que nasceu é assumida, após o período neonatal, pelo médico PEDIATRA. A PEDIATRIA, como ciência e ramo da medicina, está dividida em especialidades como: NEONATOLOGIA, neurologia, ortopedia, gastrenterologia, pneumologia, imunologia, etc., que surgiram com o progresso da própria Medicina e da crescente caracterização dos problemas das crianças e a diferenciação das dos adultos e do reconhecimento de que a doença e a resposta ao estresse variam com a idade, com os aspectos geográficos, educacionais, econômicos, sociais e culturais.

 

NEONATOLOGIA

 

A NEONATOLOGIA é uma especialidade da PEDIATRIA que significa conhecimento do recém-nascido humano, até o 2o. ou 3o. mês de vida. O termo foi estabelecido há mais ou menos 40 anos, por Alexander Schaffer e, a partir de então, tornou-se da mais reconhecida importância na sua área de abrangência. Nas últimas décadas, a NEONATOLOGIA ficou voltada para o berçário e cuidados intensivos com o recém nascido prematuro, mas está em expansão juntamente com os novos conhecimentos a respeito dos inúmeros problemas que o Rn herda ao nascer e com a singularidade de sua fisiologia e das rápidas modificações por que passa. É tamanha a rapidez das modificações orgânicas e fisiológicas que todas as condições do recém-nascido devem ser incluídas nessa nova especialidade onde ele ficará sob cuidados do Neonatologista que, com conhecimentos detalhados sobre essa fase da vida e de sua interação com as obrigatórias relações da biologia obstétrica e fetal, poderá ajudar no atendimento de anomalias congênitas, condições cirúrgicas, neurológicas e bioquímicas do Rn. Mais vulnerável e dependente do que o recém-nascido saudável, os pacientes que o Neonatologista cuida são frutos do nascimento precoce ou imaturo ou em crise – alguns incapazes de desempenhar funções simples como, por exemplo, respirar por si próprio. Por motivos semelhantes, o Neonatologista e sua equipe de especialistas práticos põem em prática suas experiências e avançadas habilidades e carinho para proporcionar o melhor cuidado aos seus pequenos pacientes. No Instituto, a Dra. Meybel Saucedo Arteaga é pediatra NEOANATOLOGISTA, com título de Mestre em Neonatologia e Pediatria pela FMRP–USP, habilitada para os cuidados intensivos do bebê prematuro, ex-estagiária do servico do Prof.Victor Dubowitz, no "Royal Postgraduate Medical School - Hammersmith Hospital - Department of Paediatrics and Neonatal Medicine", em Londres.

Assim, o Neonatologista é pediatra com educação e treinamento avançados que o torna capaz de cuidar dos recém-nascidos doentes ou prematuros que necessitam a mais complexa e intensiva atenção médica.